
Depois Daquele Beijo", de Antonioni, foi inspirado em conto de Julio Cortázar
Antonioni recebeu indicação ao Oscar por ''Blow Up'', seu primeiro filme em inglês
PARIS, 31 Jul 2007 (AFP) - O cineasta italiano Michelangelo Antonioni, que morreu na segunda-feira, em Roma, ficou conhecido mundialmente em 1967 ao vencer o Festival de Cannes com "Blow Up -Depois Daquele Beijo", inspirado livremente em um conto do argentino Julio Cortázar, "As Babas do Diabo".O filme, produzido por Carlo Ponti, foi rodado em inglês por Antonioni e conta a história de um fotógrafo, interpretado por David Hemmings, que se vê envolvido num caso de assassinato. A trama do conto de Cortázar, escrito em 1959 e incluído no livro "As Armas Secretas", narra a história de Roberto Michel, um tradutor franco-chileno, residente em Paris, um apaixonado por fotografia que acidentalmente fotografa uma mulher que beija um adolescente num parque.Ponti comprou por US$ 4 mil de Julio Cortázar os direitos autorais de seu conto. "Por 'Blow Up', esse gênio das finanças modernas que é [O produtor] Carlo Ponti me ofereceu e eu aceitei US$ 4 mil dólares; eles ganharam US$ 25 milhões com o filme. Isso não tem qualquer importância. O resultado é que Antonioni fez um filme admirável", afirmou Cortázar em uma entrevista de 1973 a Hugo Guerrero, publicada na revista "Siete Días", de Buenos Aires.Segundo o crítico Guillermo Arias, na revista on-line de cinema "Feedback-zine", "'Blow Up' é um filme intimamnte ligado ao tempo em que foi feito: Londres, meados dos anos 60, baseado num conto de Julio Cortázar que questiona o poder da veracidade da imagem por meio da história de um fotógrafo que assegura poder resolver o enigma de uma um crime a partir da análise de uma série de fotografias que ele tirou e que amplia sucessivamente"."Necessitarei de pelo menos outro filme para explicar 'Blow Up'", declarou Antonioni na coletiva de imprensa do Festival de Cannes, em maio de 1967, depois de ganhar a Palma de Ouro.Arias cita algumas declarações de Antonioni em 1982 no "Corriere della Sera": "A maior dificuldade que encontrei foi a de representar a violência da realidade. As cores embelezadas e edulcoradas são, geralmente, as que parecem mais duras e agressivas. Em 'Blow Up', o erotismo ocupa um lugar de máxima importância, mas, geralmente, se enfatiza uma sensualidade fria, calculada. Os rasgos de exibicionismo e voyeurismo estão especialmente enfatizados: a jovem mulher do parque se desnuda e oferece seu corpo ao fotógrafo em troca dos negativos que tanto deseja recuperar"."O filme de Antonioni fez muito sucesso, despertou grande interesse e fez com que as pessoas começassem a ler meus contos", declarou Cortázar.O escritor viu o filme como "um espectador qualquer... estava em Amsterdã, num dia de chuva. 'Blow Up' estava estreando, paguei minha entrada e vi o filme. Gostei muito", contou.
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